Termopar
Termoeletricidade
Energia é a capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento. No caso da Energia Elétrica, é causado pelo movimento dos elétrons em um material condutor, esse movimento surge quando há uma diferença de potencial (ddp). Uma das formas de obter Energia Elétrica e através da conversão de outras formas de energia.
A termoeletricidade estuda os efeitos da transformação da Energia Térmica em Energia Elétrica e vice-versa. Num dispositivo termoelétrico, quando há uma diferença de temperatura ele irá gerar uma força eletromotriz (ou tensão elétrica), e quando há uma ddp cria-se uma diferença de temperatura. Na termoeletricidade encontramos três efeitos:
- Efeito Seebeck: Esse efeito descreve a geração de uma força eletromotriz (de ordem mV) devido à diferença de temperatura de dois metais ou ligas metálicas em contato. Através da condução térmica esse efeito é capaz de transformar Energia Térmica em Energia Elétrica.
- Efeito Peltier: O Efeito Peltier é o reverso do Efeito Seebeck, que consiste na produção de um gradiente de temperatura em duas junções de condutores (ou semicondutores) de matérias diferentes quando submetidos a uma diferença de potencial em um circuito fechado.
- Efeito Thomson: O Efeito Thomson se inspirou numa abordagem teórica de unificação dos Efeitos Seebeck e Peltier, ele descreve a capacidade generalizada de um metal submetido a uma corrente elétrica e um gradiente de temperatura em produzir frio ou calor.
Este projeto irá aborda o funcionamento dos termopares, baseado no Efeito Seebeck e aplicado como sensores de temperatura, sendo de grande utilização na indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário